5 Razões para NÃO Apostar na Bolsa de Valores

Quando a bolsa começa a subir é dois toques para a mídia começar a divulgar histórias de pessoas que ficaram milionárias, fazer gráficos mostrando quanto uma ação se valorizou e gerar aquela euforia em todo mundo.

É também o período perfeito para muitas pessoas que nunca estudaram a bolsa de valores simplesmente fazerem suas apostas e colocarem lá o dinheiro suado que demoraram um bom tempo economizando.

No post de hoje vou dar 5 razões para você não apostar na Bolsa de Valores e depois vou dar 5 princípios básicos para quem quer ter sucesso investindo na bolsa de valores.

1 – Você não pode prever o futuro

A bolsa pode estar subindo freneticamente, pode ter dobrado de valor no último mês e aquela ação que o seu corretor recomendou pode ter valorizado 500% desde o ano passado, mas nada disso é garantia de que o mercado vai continuar subindo.

Nem você, nem seu corretor, nem o melhor analista do Brasil podem prever o futuro e ter certeza sobre o amanhã. Se ele soubesse ele já estaria milionário e não iria estar dando dicas pra você e se você soubesse, com certeza não estaria lendo esse artigo!

No amanhã tudo pode acontecer, pode se instalar uma crise inesperada, pode ser revelado um escândalo enorme com a empresa que você comprou, pode acontecer um terremoto, enfim, o amanhã é imprevisível e o mínimo que você pode fazer é não apostar em nada, principalmente se você não tem o menor entendimento sobre o assunto.

2 – Para cada milionário criado na bolsa, tem 1.000 desiludidos

Quando a bolsa estiver em alta, vão aparecer várias pessoas em programas de televisão e em capas de revista falando de seus triunfos, de como ficaram milionários.

O segredo que a mídia não te conta é que por trás dessas três pessoas que se deram super bem apostando na bolsa de valores, tem milhares desiludidas que colocaram dinheiro na bolsa de valores sem saber o que estavam fazendo e quebraram a cara.

3 – Seu corretor quer seu dinheiro

É fácil jogar o dinheiro na mão de um corretor e esperar que ele faça todo o trabalho por você né?

Afinal, ele é tão bonzinho e está sempre dando as melhores dicas do mercado que irão ter os melhores rendimentos nos próximos meses.

Desculpe te decepcionar, mas por mais legal e atencioso que seu corretor seja, esse é o trabalho dele e ele quer o seu dinheiro. Quando mais você girar, comprando e vendendo ações e outros ativos mais ele ganha, mais o governo ganha e você vai dando adeus aos rendimentos prometidos.

Está mais do que na hora de você começar a estudar e assumir a responsabilidade sobre o dinheiro que você tanto suou para conseguir!

4 – Você tem mais chances de enriquecer na Roleta

Se é pra apostar, por que perder tempo em investimentos como a bolsa de valores que são super limitados?

Joga tudo na roleta de uma vez que o rendimento é bem mais interessante, já pensou apostar R$10.000,00 e sair com R$350.000,00?

5 – Você não sabe o que está fazendo

E por último e mais importante, se você está cogitando “apostar” na bolsa de valores, você não sabe o que está fazendo.

Não existem razões para você correr o risco de jogar seu dinheiro fora assim, o mínimo que você pode fazer é estudar e aprender o máximo possível sobre um investimento antes de colocar o seu dinheiro lá.

Os princípios que você precisa saber para investir na bolsa de valores:

Agora que você já viu as 5 razões para NÃO apostar na bolsa de valores, vamos aprender alguns dos princípios básicos que todo mundo que vai investir na bolsa de valores precisa saber:

Diversificação

Diversificação é necessária para todo mundo que quer ter um pouco mais de segurança e tranquilidade em sua jornada como investidor. E você pode diversificar com pouco ou com muito dinheiro, afinal, já vimos que não existe valor mínimo para investir na bolsa de valores!

Como falamos acima, o futuro é imprevisível, ainda mais pra nós que vivemos no país da impunidade e nunca sabemos quando a próxima fraude vai ser revelada e não faltam exemplos para provar isso, sem falar em riscos de mercado, desastres naturais e por aí vai…

Por isso, se você quer viver tranquilo com seus investimentos, o ideal é conseguir diversificar em vários investimentos diferentes, ações de diferentes setores, para diminuir ao máximo os riscos de perder seu capital.

Como diria Warren Buffett a regra número 1 para um bom investidor é nunca perder dinheiro, e a regra número 2 é nunca se esquecer da regra número 1.

Então, se uma empresa que parecia ser boa, tem um problema e acaba falindo de um dia pro outro, você prefere ter 100% do seu dinheiro investido nela ou apenas 5%?

Longo Prazo

Vivemos num mundo cada vez mais imediatista, tudo muda o tempo inteiro, se temos alguma dúvida basta digitar no celular e em poucos segundos já sabemos a resposta, e diante disso as pessoas vem se tornando cada vez mais impacientes.

A impaciência forma péssimos investidores, para ser um bom investidor devemos olhar para o longo prazo, o mercado pode subir ou cair amanhã que isso não importa se você estiver investido em ativos que tenham valor.

Se a empresa que você investiu continua tendo lucros, pouca dívida e é bem administrada por que se preocupar se ela cair 10% amanhã?

Investir em valor

Cada ação que você compra na bolsa de valores não é simplesmente um papel que pode valer mais ou menos amanhã, mas é uma empresa de verdade que você se torna sócio.

Você quer ser sócio de empresas bem geridas, com pouca dívida, com bons lucros ou quer ser sócio de empresas que dão super prejuízos, tem dívidas enormes e uma péssima administração?

Escolha somente ativos que tem valor, e fique longe de tudo aquilo que não da lucro ou que promete rendimentos extraordinários.

Se responsabilize

Analise cada empresa como se fosse um casamento, onde o divórcio é a última opção, por isso você deve escolher atentamente com quem vai se casar e não juntar aliança com qualquer pessoa só porque estava escrito no jornal que você devia.

Você é o único responsável pelo seu dinheiro, portanto cabe a você começar a estudar e escolher a melhor opção para o seu caso. Pare de terceirizar a responsabilidade sobre o que é seu!

Somente investir aquilo que você não necessita

Um problema muito frequente dos Brasileiros que investem apostam nas ações da Bovespa é que elas acabam agindo por impulso e colocam na bolsa de valores um dinheiro que não podem perder e que precisam para alguma coisa.

Um dos princípios básicos para quem vai investir na bolsa é aplicar somente montantes que você está disposto a perder ou ver desvalorizar sem se preocupar.

Você não pode de jeito nenhum virar refém do seu dinheiro, e se aplicar o seu dinheiro na bolsa de valores vai te trazer intranquilidade, o melhor é ficar longe dela até se sentir seguro o suficiente para seguir esses princípios básicos para investir na bolsa de valores!