Especulação X Investimento – Entenda as diferenças!

Especulação X Investimento

Aqui no blog eu quero ensinar vocês a serem investidores, mas não aquele investidor que você vai aprender a ser lendo as revistas ou os grandes portais brasileiros, por isso desde o início você precisa saber a diferença entre especular e investir.

Hoje em dia todo mundo que coloca seu dinheiro na bolsa de valores ou em outros ativos é chamado de investidor, mas isso está longe de ser verdade.

A verdade é que as corretoras e os bancos não querem que você saiba a diferença entre essas duas classificações, pois assim continuam iludindo e vendendo seus produtos e serviços para “investidores”, enquanto eles induzem você a especular com seu dinheiro.

Mas enfim, vamos conhecer a diferença entre esses dois conceitos básicos mas fundamentais para todo mundo que quer ter sucesso com seus investimentos.

O Especulador

A especulação é tudo aquilo onde apostamos no futuro, na esperança de que um ativo fique mais caro ou mais barato. Resumindo, o especulador é aquele que tenta apostar na bolsa de valores.

Porém, é fato que o futuro é sempre imprevisível, e por mais que você acredite na sua intuição, na análise de um profissional ou em qualquer outra informação, você não pode ter certeza de nada do que irá acontecer.

A forma mais comum de especulação são os famosos Trades, que são a tentativa de comprar ações baratas e vender quando elas alcançam seu valor mais alto.

Os trades são a porta de entrada para muita gente entrar na bolsa, mas infelizmente também são a porta de saída de muita gente que acaba nunca mais voltando, e eu não quero que você faça parte dessa estatística.

Aproveitando a adrenalina que a especulação oferece, os assessores de investimento e as corretoras promovem esse tipo de “investimento” como uma maneira fácil de ganhar dinheiro e enriquecer, e assim acabam sustentando seus lucros e iludindo pequenos investidores.

Porém,  a única certeza é que se você perdeu ou ganhou dinheiro, no fim do dia eles estão comemorando o dinheiro que ganharam com todas as corretagens que você pagou.

Muita gente acredita que pode ganhar dinheiro na bolsa prevendo o mercado com informações ou notícias, porém eu preciso que você perceba o quanto antes: tudo que você imaginar, o mercado já precificou.

Jamais se esqueça que no longo prazo o que vai refletir na cotação de cada ativo é se a empresa vai bem ou mal, no longo prazo a cotação vai seguir a situação financeira da empresa. Fique o mais longe possível de adivinhações e notícias que saem na mídia, se torne um alienado se for preciso.

Não estou querendo de maneira alguma demonizar a especulação, porém é importante que você saiba que a especulação funciona para pouquíssimas pessoas. E desconfie de si mesmo caso pense que você é diferente.

A maioria das pessoas que começam a especular, na esperança de ser um ótimo trader e ter rendimentos enormes, acabam perdendo tempo e dinheiro. Mas assim como em outras áreas, existem exceções e algumas (pouquíssimas) pessoas que de fato conseguem ganhar dinheiro especulando.

Por isso, se você quiser testar suas habilidades na especulação, tentar a “sorte” e ver se você é uma dessas pessoas diferenciadas capaz de ganhar dinheiro fazendo trades.

Estipule um percentual pequeno do seu patrimônio (no máximo 5%) em uma conta separada e boa sorte.

O Investidor

Já o investidor não procura a adrenalina da especulação, nem se ilude com ganhos espetaculares mas procura um caminho onde vá encontrar segurança e valor nos seus investimentos, para poder ficar despreocupado.

O Investidor sabe a importância da diversificação, dividindo seu patrimônio entre diversas empresas na bolsa de valores e também tendo parte do seu capital em renda fixa (Cabe a cada um estipular os percentuais ideais para se sentir seguro).

Sabendo que é impossível prever o movimento dos mercados, o investidor analisa as opções e investe seu dinheiro naquilo que tem mais valor. No caso de empresas, ele escolhe aquelas com um bom histórico de lucratividade e que se encontram em uma situação financeira saudável.

O Investidor, diferente do especulador, aplica a técnica do “Investimento Gradual”, aplicando mensalmente os mesmos valores (não existe valor mínimo para aplicar na bolsa), independente se as cotações estiverem em alta ou em baixa, pois sabe que terá um bom preço médio no longo prazo se a empresa for boa.

As 3 regras de Graham sobre a especulação:

Para concluir o artigo de hoje, vamos ver as três regras de Benjamin Graham para quem quer especular:

  • Nunca se iludir pensando que está investindo quando estiver especulando
  • Especular se torna mortalmente perigoso a partir do momento que você começa a levar a sério
  • Você precisa estabelecer limites rigorosos acerca da quantidade que você está disposto a apostar

Checklist do bom Investidor

Para completar. vamos ver os pontos principais que aprendemos no post de hoje para você se tornar um bom investidor. Caso não entendeu algum, dê um passo atrás e volte a ler o conteúdo.

  • Sabe a diferença entre especular e investir
  • Sabe que o futuro é imprevisível
  • Não se ilude com promessas de lucros enormes em pouco tempo
  • Sabe que no longo prazo a cotação segue a situação da empresa
  • Investe em empresas que tem valor (Lucros crescentes e dívida controlada)
  • Diversifica seus investimentos em diferentes ativos
  • Realiza investimentos constantes, independente do preço da cotação

Se esse artigo foi útil pra você, não deixe de comentar aqui embaixo e de compartilhar o artigo com seus amigos!