Material de Estudo

Nessa página você vai encontrar todos os recursos necessários para começar a estudar e melhorar a sua situação financeira, independente de onde você se encontra.

Tem material para iniciantes que ainda não entendem nada sobre investimentos e também material para o pessoal que já entende mais mas quer aperfeiçoar e continuar estudando…

Livros:

Ler é uma das minhas paixões e a maneira mais eficaz de aprender. Lendo você consegue aprender através de exemplos e erros cometidos por outras pessoas, economizando nosso ativo mais precioso: o tempo.

Vou indicar alguns livros para quem está começando e ainda não sabe nada de finanças, e também outros livros que eu já li e que acho interessantes para o desenvolvimento de todas as pessoas – financeiro ou não.

Iniciantes:

Para os iniciantes, ficam os melhores livros sobre o básico de finanças pessoais que todo mundo precisa ler para começar a entender como ficar rico, como pensar sobre o dinheiro, qual o caminho para a independência financeira e outros conceitos básicos…

 

#1 Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Pai Rico, Pai Pobre é um clássico da literatura de finanças pessoais e é a porta de entrada para quase todo mundo que começa a estudar o assunto, inclusive foi o primeiro livro que eu li sobre finanças.

O livro do Robert Kiyosaki é um dos mais conhecidos no mundo inteiro sobre o assunto e consegue ensinar muito bem os conceitos básicos de finanças pessoal que todo mundo precisa saber!

 

#2 O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Falando sobre o sucesso dos antigos babilônicos, George Clason traz com muita sabedoria ensinamentos super atuais, ensinando como gerar e multiplicar riquezas e resolver problemas financeiros.

Os ensinamentos presentes no livro são essenciais para construir uma base sólida para quem quer um futuro financeiro próspero e tranquilo…

 

#3 Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Enquanto os outros dois best-sellers constroem mais a base de como fazer uso do dinheiro, fluxo de caixa, etc, o livro de T. Eker se trata muito mais sobre os conceitos que temos sobre dinheiro.

Eker faz uma revisão completa da nossa maneira de pensar sobre o dinheiro e mostra como nossas crenças e valores podem alterar completamente nossa vida financeira.

 

#4 A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio

Impossível não falar do Bastter quando falamos de finanças pessoais.

Ele é fundador do site Bastter.com um dos maiores e melhores sites sobre finanças do Brasil, ensina milhares de pessoas a investir e aprender conceitos diferentes para levar uma vida financeira mais tranquila.

Eu aprendi muito com todo o material disponível no site dele e sou assinante até hoje.

Avançados:

Depois de ter lido os livros básicos sobre finanças pessoais e construir uma base de conhecimento, é hora de passar para um conhecimento um pouco mais denso, mais focado na área de investimentos financeiros.

 O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Benjamin Graham era professor de economia e um dos maiores consultores de investimentos financeiros do século XX.

Seu livro é até hoje considerado a bíblia da bolsa de valores, mesmo tendo sido lançado em 1949.

Graham é um dos responsáveis pelo maior investidor dos tempos atuais e ídolo de muita gente, Warren Buffett, que foi aluno de Graham e usa até hoje diversos dos conceitos que aprendeu com seu professor e amigo.

“De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito.”
Warren Buffett

Outros:

Aqui seguem algumas recomendações de outros estilos de livros que eu acho interessantes para um desenvolvimento, não só em finanças, mas em várias áreas da sua vida.

Autobiografia – Benjamin Franklin

A autobiografia de Benjamin Franklin é um dos meus livros de cabeceira e na minha opinião, é indispensável para qualquer pessoa.

Todo mundo tem que ler esse livro e aprender o máximo possível com a história, valores e perseverança de Benjamin Franklin que é um dos homens mais importantes da história dos Estados Unidos.