Investindo em Valor – O Pilar número 3

Cada vez mais o sistema financeiro incentiva a especulação dentro dos investimentos financeiros, coincidentemente, cada vez menos vemos pequenos investidores alcançando sua independência financeira, seria isso coincidência?

O fato é que cada vez menos pessoas procuram investir em valor enquanto tentam achar a técnica milagrosa que vai gerar rendimentos extraordinários e torna-los ricos da noite pro dia, e o final quase nunca é feliz…

Mas com você pode ser diferente, a escolha é sua.

O que é investir em valor?

Suponhamos que você vá investir em um imóvel para alugar, depois de analisar o mercado, você encontrou duas ofertas:

Oferta 1: Um apartamento novo, bem construído, com uma ótima estrutura, em uma área nobre da cidade e já locado para uma família que paga o aluguel adiantado.

Oferta 2: Um apartamento de 40 anos, cheio de rachaduras, em um bairro decadente e com um locatário que paga sempre atrasado.

A oferta 2 custa metade do preço, a escolha está em sua mão, qual imóvel você vai comprar?

Opção 1

 

Opção 2

Eu espero e acho bem provável que você tenha escolhido a primeira opção, se sim, você acabou de fazer um investimento em valor.

Se você escolheu a opção 2, só posso lhe desejar boa sorte pois é bem provável que você perca dinheiro.

Na nossa bolsa de valores e até mesmo na renda fixa, é com esse tipo de situação que lidamos cada vez que vamos escolher um investimento.

E atualmente, a maior parte dos investidores escolhe a opção 2 com a esperança de que vão conseguir dobrar o valor investido em pouco tempo, quando a tendência é de perder cada vez mais dinheiro.

Não faz sentido comprar uma empresa com uma dívida enorme, que não gera lucros, com a esperança de ela ter um rendimento extraordinário, e esse é o conceito de investir em valor.

Investir em valor é escolher aquelas empresas que tem um desempenho excelente, os melhores fundos imobiliários, as opções de renda fixa que não correm o risco de falir amanhã – sem se esquecer de diversificar.

Isso é investir em valor, independente do preço. Se você peneirar bem e escolher empresas que crescem e se tornam cada vez melhores, o preço vai acompanhar o valor da empresa e te trazer retornos no longo prazo.

Foi o investimento em valor que gerou a riqueza e tranquilidade de vários investidores que persistiram e seguiram seu caminho sem prestar atenção as promessas de enriquecimento rápido.

O problema é que investir em valor não é popular, pois investir em valor não gera dinheiro para as instituições financeiras, que não fazem a menor questão de mudar a visão sobre investimentos financeiros dos brasileiros.

investindo em valor

Por que seu assessor de investimentos não quer que você invista visando o longo prazo?

Se você for falar ao seu assessor que está mudando sua estratégia de investimentos e que agora vai começar a investir em valor, visando empresas boas para ser sócio a longo prazo, é bom preparar seus ouvidos e ficar bem atento, pois ele vai passar alguns bons minutos tentando te convencer do contrário.

Todas as instituições financeiras querem que você gire seu patrimônio, os bancos, as corretoras, as imobiliárias e até mesmo o governo ganham dinheiro cada vez que você compra ou vende um ativo.

É por isso que cada vez mais somos bombardeados com propagandas que prometem o enriquecimento em pouco tempo através de trades e outros tipos de “investimento”, que na verdade não passam de especulação.

Eu não quero te convencer de nada, quero que você passe a pensar com a própria cabeça e deixe de se influenciar por opiniões externas, nada mais que isso…

Analise o conteúdo aqui do blog, leia sobre investidores como Warren Buffett e escolha seu caminho.

A preocupação do seu assessor..

Investir em Valor x Value Investing

Quando eu falo em investir em valor, muita gente pensa que é a mesma coisa que o Value Investing do Benjamin Graham.

Apesar de a tradução representar a mesma coisa, eu estou falando de um conceito diferente mas muito parecido.

Na teoria do Value Investing de Graham, ele leva em consideração não só o valor do ativo, mas também o seu preço.

Graham defende que busquemos empresas boas ou comuns, que estão subavaliadas no mercado, algo que deu muito certo e enriqueceu vários investidores no mercado americano, no passado.

A proposta de investir em valor é diferente, é simplesmente escolher os melhores ativos, aqueles que estão acima da média, considerando o valor de cada um. E investir nesses ativos independente do preço.

Se eles continuarem tendo valor, ou terem cada vez mais valor, a tendência é que no longo prazo o seu patrimônio cresça.

A única certeza que eu tenho, e que não faltam exemplos no mercado, é que se você investir em ativos decadentes, o seu patrimônio vai cair junto…

Os ensinamentos de Graham de 1949 estão mais atuais do que nunca...
Os ensinamentos de Graham de 1949 estão mais atuais do que nunca…

Checklist para Investir em Valor

Agora que você já entendeu o conceito de investir em valor, vamos ver o checklist para você analisar nos seus investimentos:

Renda fixa:

  • A instituição é lucrativa?
  • Possui bom histórico de pagamentos?

Ações:

  • A empresa é lucrativa? – Lucros estáveis ou crescentes?
  • A empresa tem uma dívida controlada?
  • A empresa é bem administrada?
  • A empresa valoriza o acionista minoritário?

Fii’s:

  • Os imóveis estão bem localizados?
  • Os imóveis possuem uma boa estrutura?
Warren investe em valor, e você?

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, agora me responda, você procura investir em valor ou está comprando o apartamento com rachaduras e com um péssimo inquilino?

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star