Por que Investir Enquanto Ainda é Jovem?

Cada vez mais gente está em busca de sua liberdade financeira, da independência de poder trabalhar no que realmente ama sem depender de um emprego que consome quase todo o seu tempo.

Mas é preciso investir no futuro para conseguir alcançar esse sonho, e quanto antes começar, melhor.

No artigo de hoje vamos ver as razões para você começar a investir o mais cedo possível…

Preciso de muito dinheiro para investir?

Não, de maneira nenhuma!

Se você ainda é jovem, é bem provável que esteja ralando, com um salário super apertado e batalhando para passar o mês tentando equilibrar sua vida que deve estar uma bagunça.

Eu mesmo, comecei a investir quando era estagiário, ganhava uma merreca mas desde lá me habituei a me pagar primeiro e fazer os meus primeiros investimentos financeiros enquanto ainda era jovem, e isso fez toda a diferença.

Você pode começar a investir com pouco dinheiro, até porque não existe valor mínimo na bolsa de valores.

Além dos investimentos financeiros, não esqueça de investir na sua educação (formal ou não) que é sua maior riqueza, e claro, não esqueça de curtir a vida também.

Agora vamos ver os motivos que você tem para começar seus investimentos financeiros enquanto é jovem:

O Dinheiro tem mais tempo para trabalhar

Você provavelmente já ouviu falar que tempo é dinheiro, e realmente é, desde que você saiba como utilizar ele ao seu favor e fazer ele trabalhar pra você.

Um dos fatores mais importantes para quem quer ser um investidor de sucesso não é se preocupar com a rentabilidade nem nada parecido, mas focar no longo prazo para deixar a mágica dos juros compostos acontecer.

Diferença de Juros Normais x Juros Compostos

Ou seja, quanto mais jovem você começar a fazer seus investimentos financeiros, mais tempo você tem para deixar os juros compostos trabalharem por você.

O importante é escolher empresas de valor, diversificar sua carteira e reaplicar os juros e dividendos que você receber para o efeito exponencial acontecer.

Experiência:

Uma das maiores vantagens de começar a fazer investimentos financeiros enquanto você ainda é jovem é a experiência que você vai adquirir.

Você vai aproveitar a melhor fase da sua vida para conseguir aprender com os seus erros, estudar bastante, e chegar em outras fases da sua vida com uma boa bagagem de experiência enquanto a maioria das pessoas ainda nem tem sua reserva de emergência.

Por isso, aproveite enquanto ainda é jovem para conhecer investimentos diferentes, estudar sobre finanças e começar a por em prática o aprendizado para adquirir o tão importante hábito de investir.

É bem provável que assim como eu você vá aprender na prática as 5 razões para não apostar na bolsa de valores (hehehe).

Possibilidade de Errar:

É claro que o melhor é aprender com os erros dos outros e evitar todas aquelas situações que já sabemos, e ta cheio de material aqui no blog pra você não precisar aprender na dor né?

Mas é natural do homem as vezes precisar aprender com os próprios erros e experiências, e se você tem uma oportunidade para arriscar e correr riscos de errar é enquanto ainda é jovem e não tem tantos compromissos.

Aproveite se você ainda mora com seus pais e ainda não tem filhos, é nessa época de sua vida que você ainda não tem tantas responsabilidades e pode arriscar um pouco mais seus investimentos financeiros.

Porém não esqueça nunca das diferenças entre especular e investir.


 E você começou a investir com quantos anos? Quais são seus objetivos com seus investimentos financeiros?

Me conte nos comentários!