Primeiro Circuit Break – Ganhando experiência no mercado!

Depois de 9 anos sem nenhum circuit break, ontem, dia 18 de maio de 2017 foi um dia atribulado por conta da vergonha no que se refere a política brasileira. Depois de serem divulgadas informações sobre as delações feitas pelos donos da JBS que incriminam o atual presidente Michel Temer, Aécio Neves e outros políticos, a bolsa de valores foi interrompida após apresentar quedas de mais de 10%, tendo novamente um circuit break, que havia acontecido pela última vez na crise de 2008, 9 anos atrás.

Apesar de ser uma notícia ruim e um verdadeiro caos no mercado, confesso que fiquei feliz ao ver que minha casca está engrossando e estou ficando mais resistente as oscilações do mercado, algo extremamente positivo para quem assim como eu adota uma estratégia de longo prazo.circuit breaker bolsa de valores

Em momento algum fiquei assustado ao saber que o mercado estava derretendo e que todas minhas posições estavam se desvalorizando, e devo agradecer a muitos mentores com quem aprendi através de exemplos, livros e principalmente com todo aprendizado obtido no site do bastter.

Afinal, a situação política do Brasil está um horror realmente, e essa notícia é um verdadeiro escândalo que me deixa muito triste e preocupado porém os fundamentos e balanços das empresas que eu invisto não foram afetados pelo fato e até que essas empresas continuem apresentando bons balanços, elas tem a minha confiança e meu dinheiro.

Apesar de ser uma oscilação enorme para acontecer em somente um dia, é fato que daqui a alguns anos esse dia irá se apresentar sem expressão nenhuma nos gráficos.

Então, apesar de ainda ter pouco tempo no mercado, fico feliz de estar passando por mais uma adversidade que aos poucos irá moldando e melhorando meu perfil como investidor. É a experiência que sem dúvida nenhuma apresenta juros compostos tão interessantes quanto o próprio dinheiro investido.

Portanto, se assim como eu você vem enfrentando esses momentos difíceis, minha recomendação é para que você mantenha suas posições e investimentos que tem valor, pois nenhuma notícia espontaneamente pode acabar com uma empresa que até então era saudável financeiramente.

Enquanto muitas pessoas estão vendendo seus ativos de maneiras desesperadas, seguindo os conselhos de analistas financeiros e realizando prejuízos, as corretoras estão embolsando milhares de reais com ordens de compra e porcentagens.

Portanto, se você é um sócio investidor, que acredita nos negócios que investiu e não um especulador, não existe motivo nenhum para se alarmar com as variações do mercado que serão completamente inexpressivos na sua jornada de longos anos como investidor financeiro.