Uma Comunidade de Independentes Financeiros no Brasil – Utopia?

Hoje durante o trabalho estava escutando o novo episódio do ChooseFI Podcast e eles estavam conversando sobre uma convenção realizada somente para a “comunidade FI” (Financial Independence) e comecei a me perguntar se isso será possível um dia no Brasil.

É bem claro que existem diferenças culturais enormes entre o nosso país e o deles, e mesmo lá, fica bem claro que a maior parte da população americana está longe de se preocupar com sua saúde financeira e nem sequer conhece a possibilidade de se aposentar precocemente.

Apesar das enormes diferenças quando falamos da situação econômica e do pensamento dos indivíduos de ambos os países, ainda encontramos vários pontos em comum, como por exemplo:

  • A busca pela segurança do ciclo tradicional: Escola -> Faculdade -> Emprego
  • A espera pela aposentadoria fornecida pelo governo depois de literalmente gastar quase toda a vida trabalhando
  • O acúmulo de dívidas – Nos EUA a maior parte das dívidas são relativas a moradia e estudo, no Brasil é dívida pra tudo que é lado
  • A necessidade de “Keep up with the Joneses” – A necessidade de ter a grama mais verde que a do vizinho e fazer questão de que todo mundo saiba

Então, esses são alguns dos pontos em comum que vemos nos dois países, e se fôssemos especificar a situação brasileira, essa lista se expandiria quase que infinitamente.

indepencia financeira

O fato é que mesmo com tudo isso, alguns precursores como Mr. Money Mustache e o Early Retirement Extreme conseguiram com seus ensinamentos, tirar milhares de pessoas do mundo inteiro da ignorância de uma vida comum.

Hoje já existe nos EUA e em outros países essa possibilidade de fazer convenções e eventos reunindo as pessoas que aspiram por esse mesmo objetivo, e confesso que tenho ambição de um dia ver isso acontecendo no Brasil.

Mesmo que com menos pessoas, com uma comunidade infinitamente menor, é o ideal conseguirmos nos reunir de alguma forma e juntar forças nessa longa caminhada que é a busca pela independência financeira. Sem falar na possibilidade de juntos, somarmos forças e conseguirmos levar adiante essa mensagem de esperança de uma vida melhor.

A independência financeira tem o poder de deixar as pessoas mais felizes e tranquilas e incentiva muito o potencial criativo de cada um, afinal, se você tiver o seu sustento garantido, é muito mais provável que dedique o seu tempo para aquelas atividades e projetos que realmente estão gritando lá no fundo de sua alma. Na minha opinião isso é a receita perfeita para o empreendedorismo e para o avanço humano, pessoas se dedicando com afinco naquilo que amam.

Então, se você também se interessa por investimentos financeiros, busca alcançar a Independência Financeira, entre em contato comigo, conheça melhor outras pessoas que também estão seguindo esse caminho e vamos juntos trilhar essa jornada.

Olavo de Carvalho sempre cita o: “Idem velle, et idem nolle” – Amigo é o sujeito que quer a mesma coisa que você e rejeita a mesma coisa que você.

Um grande abraço!

Deixe uma resposta